Estas são apenas algumas das espécies piscícolas que podemos encontrar nos rios portugueses...
E eu que pensava que eram só 3...
7 espécies! Ena!!!!
:)
TRUTA-DE-RIO, (Salmo trutta trutta )
Habitat: Albufeiras e cursos de água calmos. Tolera um amplo intervalo de temperatura (de 0 a 25ºC), embora o seu óptimo térmico se situe entre os 10 e os 12ºC.
TRUTA-DE-RIO, TRUTA-FÁRIO (Salmo fário)
Habitat: Peixe territorial, vive em águas correntes, bem oxigenadas, límpidas e frescas. É uma espécie muito sensível à poluição e à elevação da temperatura.
BOGA (Chondrostoma polylepis Steindachner)
Habitat: Vive preferencialmente em locais de água corrente e albufeiras de águas limpas.
BARBO (Barbus bocagei)
Habitat: Espécie de fundo, vive no sector médio dos rios, de correntes moderadas e de águas não muito frias, a chamada "zona do barbo". Refugia-se junto às margens, nas pedras e vegetação.
CARPA (Cyprinus carpio)
Habitat: É uma espécie tipicamente de albufeiras e cursos de água de fraca corrente e com vegetação abundante. Em águas de pouca profundidade fossa no fundo provocando uma certa turvação. Tolera águas salobras. No entanto é pouco resistente a poluição quimica e falhas de oxigenação.
ACHIGÃ (Micropterus salmoides)
Habitat: Peixe de águas quentes, habita preferencialmente locais com vegetação aquática como albufeiras, lagos e lagoas, podendo ainda ocorrer nos troços médios e inferiores dos rios. É um peixe de superfície que suporta bem águas salobras e tem-se mostrado um resistente a águas frias.
ENGUIA (aquilla aquilla)
Habitat: Habita preferencialmente em locais de águas bem oxigenadas e pouco frias, com fundos de areia, lodosos ou densa vegetação submersa. Durante o dia permanecem em abrigos enterradas no sedimento ou debaixo de rochas ou raízes de árvores, onde estão protegidas da luminosidade e dos predadores. Tornam-se activas ao entardecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário