quarta-feira, abril 16

o que foi já não é e, provavelmente, não volta a ser

Actualmente tenho uma nova colaboradora, aqui na produtora, que está a acabar o curso de Audiovisual e Multimédia na ESCS.
Quando ela fala das aulas e das actuais infra-estruturas da ESCS, sinto que está a falar de um sítio que me é totalmente estranho.
Os Seguranças são figuras que quase desconhecem e nem os nomes deles ela sabe. Pelas descrições físicas, sei que a D. Manuela continua a ser mobília da casa, o passarinho (Rui, para quem não sabe que ele conduzia um carro amarelo-piriquito) também anda por lá mas todos os outros são estranhos. As pessoas do bar são outros desconhecidos, cujo nome ninguém sabe. O Sr. Azad (sim, o grande ícone do AZAD COPY) teve azar e sofreu uma inspecção que o fez fechar as portas (parece que não sabia que era ilegal fotocopiar livros na íntegra) - lá foram embora o Monsieur Azad e a Madame Azarina, com as suas fotocopiadoras pré-históricas e a sua... simpatia. Actualmente existe um centro de cópias topo de gama, cheio de tecnologia, para onde basta enviar um e-mail e em poucas horas o trabalho está feito e encadernado... Que é feito das filas de espera ao lado do WC, do dinheiro de "sinal" para os trabalhos encomendados e da lista de CALOTEIROS afixada à entrada do cubículo das fotocópias...?
Mas confesso que o que mais me abismou foi a actual geração de alunos da ESCS não saber quem é o Sr. Mário... Será que esta gente nunca leu a grande revista que dá pelo nome de "Mania da Música"??? Entrevistas e reportagens sobre a Micaela, Tony Carreira, Toy, Ágata, Mónica Sintra e tantos outros.... Pois para esta geração que não sabe quem é o Sr. Mário, segue um breve esclarecimento: O Sr. Mário Rocha era (se calhar ainda é mas anda lá camuflado) o jardineiro-faz-tudo-desenrasca-o-que-for-preciso da ESCS. Um Sr. de +/- 40 anos, a cair para o careca, com um coração tatuado no braço, que tinha uma criação de caracóis nas caves da ESCS (locais esses onde eram arquivados os nossos trabalhos académicos...) e que, além de tudo isto, era o director, editor, jornalista, fotógrafo, redactor, revisor, produtor, paginador, director comercial, designer, responsável de Marketing, Comunicação e Imagem (e tudo mais que se possa ser dentro de uma revista) da MANIA DA MÚSICA. A ESCS sempre teve um historial de publicações que apareciam misteriosamente espalhadas pela escola: tivemos o Aviso à Navegação, o Ébola, o Ponto.Com, o De Comunicatione (entre outras de que não me lembro)... Mas a Mania da Música era genuína, despretensiosa, despreocupada. Não tinha o intuito de mudar o mundo, de criticar o sistema ou de reivindicar o que quer que fosse. Limitava-se a dar-nos informação sobre o mundo pimba português e a divertir-nos com a ficha técnica...
Ok, é oficial: estou nostálgica... Shoot me!

6 comentários:

RitaSobral disse...

Desconhecia essa Mania da Música... Mas de resto concordo plenamente contigo, a nossa escola parece um sítio estranho... Foram muitas mudanças em pouco tempo. Desapareceram algumas das coisas mais características da nossa ESCS! Também me fizeste ficar nostálgica! Menos que tu, claro!

Bjs

Cat disse...

como dizia a minha avó, no meu tempo é que era... eu lembro-me dessa mítica personagem e de suas publicações pimba e de quanto me divertia no bar mais as minhas colegas. e não consigo imaginar o canto das fotocópias sem a familia azarina, sempre tão simpática!... agora então arranjaram um centro de cópias herméticamente pensado para condizer com o resto da escola: branca e fria. sabes, pensando bem, esquece lá a nostalgia! eu não queria voltar para lá! foi bom, mas o agora é muito melhor e não temos frequencias nem aulas de informática....
beijos e abraços desta escsiana que fugiu para o brasil e que cá te espera para revivermos momentos do passado e construirmos memórias para o futuro. :)

Godinho disse...

Abriste o baú ou devo dizer Pandora Box?!! Tanta coisa mudou na ESCS e nos escsianos... multiplicam-se os laptops e a web mas já não podem ir às 4h da manhã tirar café à sala da Direcção e de certeza que não cravam cigarros ao Passarinho…. É diferente, é outra coisa, é uma nova estirpe… a nossa resiste melhor porque teve de levar com o Sr. Azad aka wuazad.

Anónimo disse...

Bolas...a sério?
Isso tudo aconteceu quando?
Terei mudado de planeta?

A ASAE já chegou à ESCS e, pior que tudo, fez estragos?!

Bem...o mundo vai continuar a evoluir, ao menos vamos sabendo as novidades :)

Para onde terá ido o Azad?

Anónimo disse...

bem, como o tempo mudou... ainda me lembro de ter impresso a minha tese na sala de informática e depois fui ao senhor AZAD para encadernar... só lá apercebi-me de que havia umas quantas folhas sobre uma grelha de análise de conteúdos de pessoal de CE.
E já agora ainda existe quadros de avisos e inquéritos feitos aos alunos de CE????

sara disse...

Eu que sou de uma geração anterior à tua também não me lembro de quem é o senhor Mário :( Já o senhor Azad, que a determinada hora fechava o seu belo centro de cópias para rezar, não podia esquecer!